quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SENSUS APONTA EMPATE TÉCNICO

São Paulo. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 46,8% das intenções de voto, contra 42,7% do tucano José Serra, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 10,6%.
Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou menos, a pesquisa aponta empate técnico entre Dilma e Serra, se a petista ficar no limite mínimo dos votos e Serra, no limite máximo.

Segundo a pesquisa, Dilma tem 52,3% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto Serra tem 47,7% dos válidos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, em 136 municípios, com a realização de 2.000 entrevistas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 35.560/2010.

Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma recebeu 44,5% dos votos e Serra, 40,4%. Os brancos, nulos e indecisos somam 14,6%. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi lembrado por 0,3% dos eleitores e 0,3% também mencionaram nomes de outros candidatos que não estão na disputa.

O diretor do Sensus, Ricardo Guedes, ressalva que Dilma mantém a liderança na Região Norte, mas o instituto reúne os dados desses Estados com os da Região Centro-Oeste, onde Serra disparou na frente da petista. Segundo o Sensus, o tucano lidera nas regiões Norte/Centro-Oeste com 45,7% contra 40,7% de Dilma.

Os números são parecidos com os divulgados pela Datafolha sábado passado: Dilma aparece com 62% de intenções de voto contra 31% obtidos por Serra na região Nordeste. Em todas as outras regiões, Serra ficou numericamente à frente, às vezes empatado com Dilma na margem de erro da pesquisa.

Ricardo Guedes, e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, atribuíram a um "processo de difamação" contra a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, o aumento da rejeição à candidata. Por causa desse "fenômeno sociológico", o instituto decidiu não fazer prognóstico sobre o resultado final da eleição.

A pesquisa mostrou que 35,4% dos eleitores não votariam em Dilma. No levantamento anterior, esse índice era de 32,6%. Já a rejeição ao candidato Serra, que era de 40,2% caiu para 37,5%.

A pesquisa informa que 72,9% já têm o voto definido para o segundo turno e 22,9% não. Um total de 4,3% disseram não saber ou não responderam se já têm o voto definido e não pretendem mudar essa opção. A intenção de comparecimento às urnas constatou que 92,7% certamente vão votar; 3,9% talvez; e 2,7% não vão votar.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário