quarta-feira, 23 de junho de 2010

PESQUISA

Dilma tem 40%, contra 35% de Serra, diz CNI/Ibope

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a eleição presidencial, divulgada ontem (23) em Brasília, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 12%. Não responderam 8% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Esta é a primeira vez em que a candidata petista aparece à frente do tucano em uma pesquisa com uma diferença que ultrapassa a margem de erro. Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em 17 de março, Serra aparecia com 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Brancos e nulos somavam 12%; 8% não responderam.
Dilma aparece na frente também na simulação de 2º turno. A petista tem 45%, contra 38% de Serra. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não responderam.
Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, o tucano aparecia com 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam.
Quando a simulação é feita entre Dilma e Marina, a petista aparece com 53%, contra 19% da presidenciável do PV. Brancos ou nulos representam 15%; 13% não sabem ou não responderam. Em 17 de março, a simulação de 2º turno entre Dilma e Marina dava 48% para a petista, 11% para a ex-ministra do Meio Ambiente, 22% de brancos e nulos e 12% que não responderam.
Já entre Serra e Marina, o tucano fica com 49%, contra 22% da candidata verde. Brancos ou nulos somam 16% e não sabem ou não responderam, 13%. A pesquisa anterior dava 55% para o candidato do PSDB, contra 17% da candidata do PV, 18% entre brancos e nulos e 9% que não responderam.
Na espontânea, Dilma tem 22%, Serra tem 16%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 9%, Marina tem 3% e o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e 40% não sabem.
A última pesquisa que mediu a intenção de votos para os presidenciáveis, contratada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgada em 5 de junho, apontava Serra e Dilma empatados com 37%.
Conhecimento de Dilma - O levantamento CNI/Ibope identificou um aumento no conhecimento da candidata petista pelo eleitorado. Hoje, 73% sabem que Dilma Rousseff é apoiada pelo presidente Lula. Em março, o índice era de 58%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municípios do país. O número de registro da pesquisa no TSE é 16292/2010.

Indecisos - O diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi, afirma que o elevado grau de indecisos demonstra que a disputa pelo eleitorado “ainda está em suas etapas iniciais, se aquecendo”, uma vez que, em março, 42 % dos entrevistados não sabiam em quem votar. No último levantamento, o índice teve uma leve redução e está em 40%.


Jornal Gazeta do Oeste, quarta-feira 23 de Junho de 2010

EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO

Educação vem da família
Nas conversas de sala de professor, o que mais se comenta é a falta de segurança dos próprios professores e dos alunos. Já houve casos de jovens agredidos, roubados, ameaçados. O mesmo com os professores.
No Rio Grande do Sul, o governo contratou seguranças armados para prevenir ocorrência de roubos e violência.
Infelizmente, a violência na escola chegou a esse patamar. Em Mossoró, já existe escola que tem segurança privada, mas sem arma. Caso contrário, não haveria como dar aula nem evitar os roubos que vinham ocorrendo.
Dizem que o papel da escola não é reprimir, mas educar. Só que se esquecem que ninguém educa quem não tem como ser educado. Experimente educar um adolescente, por exemplo, cuja vida tem sido difícil e tudo lhe foi negado, cujo pai morreu durante confronto por droga e da mãe não se sabe o paradeiro. Então, o que resta é reprimir.
Além disso, falta na escola algo para atraí-lo. Ele não quer uma aula convencional. A própria escola lhe nega as chances de ser gente, de ter uma oportunidade na vida.
Escola não educa ninguém, escola apenas orienta, dá continuidade a um trabalho que foi feito pela família, desde o nascimento da criança. Mas, como hoje a família não se envolve com o desenvolvimento dos filhos, não há como educar. Ainda vale o ditado: "Educação vem de berço". Pode acontecer de um adolescente mudar sua vida a partir de algo que aconteceu na escola, mas é preciso que haja condições para isso, que outros fatores interfiram nesse processo.
E pelas vantagens oferecidas pela escola atualmente, os jovens estão ficando mal acostumados.



Jornal Gazeta do Oeste - Suplemento Escola, quarta-feira 23 de Junho de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

MATANDO AS SAUDADES

Nilsinho, Papai Calcino, Ismar batera(Bonde do Forró) e Ivanildo.


Para a felicidade do "Papai Calcino", esteve visitando a nossa cidade e revendo os amigos na última quarta-feira, Ismar batera(Bonde do Forró), o mano presentiou-nos com o mais novo DVD gravado na festa da uva em Caxias do Sul-RS, a banda está em turnê pelo nordeste. Valeu mano e sucesso.

sábado, 19 de junho de 2010

COMDCA REALIZA PALESTRA




O COMDCA, realizou na última sexta-feira, palestra na Câmara municipal de Baraúna sobre as drogas, o evento foi fruto de uma parceria firmada com a escola municipal de 1º grau Manoel de Barros e a Polícia Federal que enviou dois agentes a nossa cidade para tratar do tema. O evento contou com a participação das escolas públicas do município e do estado e privada. Todos atentos no enfoque que foi dado pelos agentes ao tema de grande relevância.

domingo, 13 de junho de 2010

CAMINHANDO E CANTANDO







LANÇAMENTO


A Escola municipal de 1º grau Manoel de Barros promoveu na última quinta-feira,10/06/2010, o lançamento do projeto de ensino "Manoel de Barros rumo à vitória", aproveitando o momento em que todos os brasileiros se voltam para a disputa da copa do mundo o projeto visa estimular a participação do aluno nas diversas atividades escolares relacionando os conteúdos com a copa. O evento contou com a participação de grande número de alunos, professores e funcionários da instituição que caminharam pelas ruas da cidade apresentando o projeto de ensino.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Valeu galera!

Estudantes postam trabalho no youtube

A escola se rende à rede mundial de computadores. Nada de usar a internet para bater papo ou mesmo para navegar sem rumo. Agora é para apresentar um trabalho.
Um grupo de estudantes da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual João de Abreu, em Baraúna, resolveu aproveitar um trabalho de história do Brasil para postar no youtube o resultado de suas pesquisas.
O professor Cláudio França orientou sobre o tema e propôs que os estudantes escolhessem a forma de apresentar. Então os estudantes caíram em campo e falaram sobre o Tenentismo, movimento político-militar protagonizado por jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil.
Os manifestantes não declaravam ideologia alguma, apenas propunham reformas na estrutura política do país, como o fim do voto de cabresto, o voto secreto e a reforma na educação pública.
Mércia Queiroz, Ícaro Moura, Tales André, Juliano Nunes, Josenilda Soares e Jannyce Alves decidiram fazer um telejornal para apresentar o trabalho. "Pensamos em uma maneira diferente de apresentar o trabalho. Então resolvemos filmar para mostrar na sala de aula. Passamos um dia fazendo isso. Depois postamos no youtube", disse Ícaro Moura.
No vídeo produzido por eles, efeitos sonoros e figurinos são usados para demonstrar como ocorreu o movimento de luta. Mostram como surgiu o tenentismo, o que defendiam, a forma de expor os objetivos e os envolvidos.
Não foi preciso muito equipamento para montar o trabalho. Apenas a idéia, uma câmera fotográfica digital e um computador.
Quanto a cenários, foi usada a calçada do cemitério da cidade para simbolizar Copacabana, no Rio de Janeiro.
De acordo com Ícaro, o vídeo surpreendeu a todos, inclusive ao professor.
De forma diferente, os estudantes mostraram um pedaço da história do Brasil e que, certamente, levou os demais colegas a imaginar como tudo aconteceu na década de 20, quando o tenentismo surgiu.
Como se vê, de 1920 para cá não mudou muita coisa. Os cidadãos continuam lutando por educação pública de qualidade e mudanças na política do país.

Efeitos do derramamento de petróleo no Golfo do México

Mais uma vez quem "paga o pato" é a natureza o meio ambiente, os animais, o planeta terra. Tudo isso culpa da ganância do ser humano. Saber criar tecnologia suficiente para perfurar um poço de petróleo no fundo do oceano a centenas de metros de profundidade eles sabem, mais estancar o derramamento do petróleo não conseguem, já deviam ter pensado numa solução para esse problema. Os relatórios oficiais indicam que escapam por dia o equivalente a mil barris de óleo, na área de perfuração a 1,5 Km de profundidade.
Você acha que isso não é nada? Os satélites da NASA capturaram a imagem do petróleo no espaço. A mancha de petróleo é visível na imagem de radar em preto e branco como uma mancha cinzento escura, em baixo à direita. Não vá pensado que isso será solucionado da noite para o dia, isso custará tempo, muito tempo mesmo.





Que isso sirva de exemplo e alerta para o Brasil, que está planejando a exploração de
petróleo na camada do pré-sal, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo. Mais imagine só um desastre desses aqui no nosso pais? Deus nos livre de uma coisa dessa! mais se acontecesse uma coisa dessas por aqui? Imagine a região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo, região onde está concentrada a camada do pré-sal, área costeira com inúmeros cartões postais e pontos turísticos inundados de petróleo.
Com prevenção cuidados e estudos podemos evitar essas catástrofes, é como diz o velho ditado "é melhor prevenir do que remediar".


FOTOS DOS ANIMAIS QUE FORAM VITIMAS DESSA CATÁSTROFE










Então pessoal, nunca é tarde para tentar mudar o mundo afinal de contas somos nós mesmos que desfrutamos dele, não custa nada cada um fazer sua parte.