quinta-feira, 13 de maio de 2010

A ÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Em tempos em que assistimos ao fracasso da instituição "Família" com a exagerada falta de limites impostos aos filhos, com a educação do SIM, em que as crianças são ensinadas a não levar desaforos para casa, faz com que diante de um quadro como esse, questionemos o papel da escola como transmissora e propagadora da ética
A escola vem trabalhando a ética em seus projetos políticos pedagógicos, quando em sua maioria, têm o objetivo de tornar os educandos cidadãos críticos, conscientes, autônomos e capaz de interferir no meio em que vivem. Já a moral se apresenta através de regras e normas a serem cumpridas expressas nos seus regimentos internos.
Nesta perspectiva a escola ainda é o principal espaço para se discutir a ética, uma vez que em seu contexto acontecem situações que evidenciam a ética como necessária e capaz de permitir um relacionamento sociável entre os atores educacionais.
No entanto, a escola não deverá se considerar fracassada por não conseguir responder a todas as questões levantadas quando se trata de ética, nem de não atingir tais objetivos que lhe encarregam.
Certamente, não são objetivos fáceis de serem transformados em ações no cotidiano da escola, porque demandam grande esforço de todos os partícipes do processo educacional: escola e principalmente da FAMÍLIA, que deve buscar propor uma mudança substancial e urgente no modo de educar seus filhos e filhas.
Gerusa Gomes Barros
Gestora
Jornal Gazeta do Oeste, 13 de Maio de 2010.

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