sábado, 29 de agosto de 2009

Um Porto Seguro

Filhos são como navios

Ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora... Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos...
Dependendo do que a força da natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos... Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto feliz à sua espera...
Assim são os FILHOS. Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes... Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para navegarem nos mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras... Certo que levarão consigo os exemplos dos pais...
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém... O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali... Ninguém pode traçar o destino dos filhos... Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles.
Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles... Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram... Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras... Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que: as amarras podem estar soltas, mas um porto seguro sempre estará pronto para recebê-los...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Reflexão

Para onde iremos nós?

Por Ebenézer Teixeira

Baseando-nos na pergunta que Pedro faz ao nosso Mestre, registrada no Evangelho de João 6.68, poderíamos nos perguntar também para onde iremos nós. Certamente Pedro ao proferir estas sábias palavras claramente que não havia outro mestre em quem devia crer. Sabia também que este mestre era Filho de Deus e, portanto, suas palavras eram, e sempre serão confiáveis.

Nossa pergunta possui uma grande semelhança com a que do apóstolo Pedro. No entanto, hoje em dia olhamos para este nosso destino com certa preocupação. O apóstolo sabia que o Caminho era, e é Cristo. Nós também sabemos disto, mas quando observamos nossa realidade atual como cristãos ficamos verdadeiramente perplexos.

A Palavra de Deus nos avisa a respeito de tempos trabalhosos. E parecem ser estes nossos dias. A indiferença tem sido uma de nossas posturas nos dias atuais. Nossos limites, nosso temor, nosso desejo de agradar a Deus parecem estar amortecidos. Temos vivido, em muitos lugares, como a igreja de Laodicéia. Já não nos incomoda mais se alguns crentes andam se expondo de forma sensual, com fotos altamente inadequadas, nos sites de relacionamento.

Gostaria de ressaltar novamente o que foi afirmado acima: não nos incomoda mais. Este nosso sentimento de conformismo parece ser bem oposto ao que a Bíblia nos fala a respeito de Ló. Em II Pedro 2.7 nos diz o seguinte: “E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis”. Assistimos programações de conteúdo promíscuo, dedicamos nosso tempo precioso a novelas, e a toda sorte de programações imorais que a televisão e a internet nos têm oferecido, e o pior, de graça! Esta promoção diabólica que parece não custar nada, apenas alguns momentos de nossa atenção está custando muito caro.

O sábio Salomão nos orientou para que não removêssemos os marcos (territoriais) que os antigos haviam demarcado. Mas hoje em dia nós somos levados pelo vento do Pós-Modernismo e aqueles que estão buscando permanecer na ortodoxia da Palavra de Deus estão correndo o risco de caírem no isolamento.

Retomando a questão sobre o comportamento de alguns crentes na internet, com fotos indecentes, com perfis que nada tem a ver com o de uma nova criatura, reconheço que é uma questão recente e de uma explosão muito rápida. Mas o que estou reclamando é a falta de um combate direto ao pecado que tem minado a vida de muitos crentes que, por não terem resistência frente aos ardis do maligno, tem se revelado para a sociedade como mundanos. Mais uma vez percebemos aqui que os nossos limites estão mais frouxos.

Quando olhamos para algumas décadas atrás tínhamos uma outra postura como crentes. Era uma série de observâncias que precisávamos, e ainda precisamos cumprir como filhos de Deus. Algumas destas observâncias são denominadas atualmente como radicalismo. Hoje somos liberais. Não existe mais jugo. Realmente, o peso do pecado Jesus levou por nós, mas Ele nos disse que teríamos uma cruz a levar.

Existe uma responsabilidade sobre a Igreja. Precisamos urgentemente rever onde nós temos falhado. Não podemos assistir esta situação de braços cruzados. Precisamos agir, combatendo estas investidas de satanás contra a Igreja dos nossos dias. A Bíblia nos afirma que um pouco de fermento leveda toda a massa. Não podemos compartilhar com estas atitudes pecaminosas dentro de nossas igrejas para que não aconteça conosco (será que já não estamos vivendo?) o mesmo que a Igreja de Laodicéia experimentava. O estágio desta Igreja era tão deplorável a ponto de Jesus falar que ela seria vomitada. Isto nós mostra o pavor que nosso Senhor tem em relação ao pecado.

Precisamos buscar ao Senhor pela igreja dos nossos dias. Em Tiago 4.9,10, temos a recomendação para convertermos o nosso riso em pranto e nos humilharmos diante de Deus. Nossa geração precisa de limites, nada além do que está prescrito nas Sagradas Escrituras. Sem santificação nenhum de nós veremos ao Senhor. Se não nos atentarmos para a realidade em nossas igrejas corremos o risco de assistir, aliás, já temos assistido o pecado, de forma assustadora, entrando na Igreja. Isto sem falar da avalanche de casamentos terminados dentro das igrejas. Se não agirmos agora, qual será o nosso futuro como Igreja. Precisamos agir, e logo.

Ebenézer Teixeira da Silva é diácono da Assembléia de Deus do Rocha (RJ), líder de jovens da igreja e cursa História na UFRJ.

Transcrito de www.cpad.com.br/

CULTO FESTIVO

Toda a sociedade de Baraúna está convidada a participar de um grande culto festivo nesta Quinta-feira no Templo sede da Assembleia de Deus, na oportunidade os formandos do curso de pedagogia estarão agradecendo à Deus pela vitória conquistada.
Registramos com felicidade o evento e desejamos aos formandos sucesso.

SuperAção

ALDIVON TEM QUE SUPERAR ALDIVON
Na sua primeira administração foi fácil governar, pois, Aldivon assumiu uma cidade onde faltava uma administração obreira e capaz de dar o mínimo de dignidade que o Baraunense precisa, Aldivon provou que tudo isto é possível, o povo acreditou nele, mas agora o baraunense ficou mais vaidoso e exigente, as obras estão chegando, o prefeito administra olhando para o futuro, o grande desafio do prefeito é dotar a cidade de uma infra-estrutura capaz de fazer o desenvolvimento levando o bem estar ao cidadão, encontrar o equilíbrio entre a agricultura irrigada e a mineração, a importância das estradas, desde as vicinais até a 015 e estrada do melão, o entorno da cidade que vai desobstruir o trânsito e abrir espaços para a cidade crescer, Aldivon Nascimento você vai ter que superar o seu primeiro governo e fazer esta cidade crescer com sustentabilidade e melhora na qualidade de vida do cidadão, agora o Baraunense,tem uma grande responsabilidade, não olhar para o retrovisor e no lugar de Aldivon colocar um gestor preparado, que não pode de maneira alguma está vinculado com os vícios do passado que só prejudicaram Baraúna e o seu povo.


TRANSCRITO DO BARAÚNANOTÍCIA.COM.BR - Por Wilson Cabral

Baraúna

O GOVERNO DO NOVO TEMPO

Fui à Baraúna e visitei à rua São Francisco, construção de canteiros, arborização cuidada pelos moradores, lixo reciclado pelos moradores e o final da rua em mais de 500 metros de extensão em obras de pavimentação, a iluminação também é de primeiro mundo, todas estas melhoras têm a mão de Isoares Martins, ele é engenheiro e comanda as mudanças urbanas em Baraúna.

Almocei no Restaurante de Sedna, lá presente Kelem Nunes, que veio a Baraúna para concretizar um convênio entre a Petrobras Biodiesel e a Coamab, para plantio de girassol irrigada, agregada ao feijão, algodão, mamão e a alimentação das abelhas no cultivo do mel.

Lá também estava Franklin da Cosern, me adiantou que todos os projetos do Luz Para Todos que estavam encalhados no município de Baraúna, agora seriam concretizados, já o projeto da ilumincao pública da Neó Targino também seria concretizado, aviso ao pessoal do Campo Verde, eu Wilson Cabral irei lá fazer uma reunião com o povo, este trabalho foi feito no Conjunto Cinderela e hoje o mesmo está iluminado, já comuniquei a Isoares Martins que vai nos ajudar, já avisei a Pitoroco vai organizar a reunião.



TRANCRISTO DO BARAÚNANOTÍCIA.COM.BR - Por Wilson Cabral

Aposentadoria

O professor Francisco Carneiro de Melo, Chico Carneiro ,que ao longo de trinta e sete anos dedicou-se a educação do Rio Grande do Norte está aposentado. A portaria foi publicada no diário oficial do estado no dia 01/08/2009, daqui os nossos agradecimentos ao amigo, que Deus continue abençoando a sua vida.
SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS
RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº.977 DE 20 DE JULHO DE 2009.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS, no uso da atribuição que lhe é conferida pelo artigo 1º, inciso III, do Decreto nº 11.519, de 24.11.92, e tendo em vista o que consta do processo nº.459792/08-SEEC,
RESOLVE conceder aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, com proventos integrais, a FRANCISCO CARNEIRO DE MELO, no cargo de Professor P-NI, Classe “J”, matrícula nº43.891-0, 30 (trinta) horas semanais, do Quadro Geral de Pessoal do Estado - Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC, nos termos do artigo 6º, incisos I, a IV e 7º da Emenda Constitucional nº. 41/2003, c/c o artigo 2º da E.C. 47/05 e o § 5º do art. 40 da C.F. com a redação da E.C. 20/98, no § 2º do art. 67 da Lei 9.394/96 -LDB, acrescida pela Lei 11.301/2006, em referência ao § 5º do art. 40 da Constituição Federal, e art. 87 da Lei Complementar 308/05, com as seguintes vantagens:
- 35% (trinta e cinco por cento) de Adicional por Tempo de Serviço, de acordo com o art. 29 § 4º, inciso I, da Constituição Estadual c/c art.75, parágrafo único, da L.C. nº 122/94;
- 1/4 (um quarto) de Remuneração Pecuniária, conforme o art. 29 § 4º inciso II, da Constituição estadual, c/c o art. 54, da Lei Complementar nº. 049/86, alterado pelo artigo 1º da Lei Complementar nº. 164 de 08.04.99, transformada em valor pecuniário conforme estabelece art. 1º da L. C. nº 203/01.
PUBLIQUE-SE.
Paulo César Medeiros
SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO
E DOS RECURSOS HUMANOS

LIÇÃO BÍBLICA

LIÇÃO 06 - O SISTEMA DE VIVER DO MUNDO
Lições Bíblicas - Jovens e Adultos - 3º TRIMESTRE DE 2009
1 João - Os Fundamentos Da Fé Cristã e a perfeita comunhão com o Pai
TEXTO ÁUREO
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2).
VERDADE PRÁTICA
Todo crente fiel a Cristo precisa conhecer os nocivos padrões de procedimentos deste mundo, a fim de que possa rejeitá-los e firmar-se cada vez mais nos santos preceitos da Palavra de Deus.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 João 2.15-19; João 15.18,19
1 João 2.15-19
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora. 19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
João 15.18,19
18 Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.

INTERAÇÃO
Prezado professor, você está preparado para a ministração de mais uma aula? O tema de hoje, como todos do trimestre, é muito relevante, pois vamos estudar de modo enfático e direto a respeito da necessidade de o crente não se conformar com este mundo (Rm 12.2). Estamos vivendo tempos trabalhosos, em que muitos crentes estão perdendo a visão do Reino de Deus e fixando seus olhos nas ilusões passageiras deste mundo. No decorrer da semana, ore e peça a Deus unção e sabedoria para que através do ensino desta lição seus alunos se conscientizem de que não podemos ser manipulados pela forma mundana de pensar.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar o significado da palavra "mundo" de acordo com as Escrituras Sagradas.
Saber que a Bíblia adverte a não amarmos o mundo.
Compreender que o crente não pode conformar-se com a mentalidade mundana.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, converse com seus alunos explicando que vivemos em um mundo secular e relativista, onde os valores bíblicos são a cada dia mais rejeitados. Todavia, como servos de Deus, não podemos ser moldados, influenciados, pela maneira de pensar deste mundo. Nosso viver deve ser pautado pela Palavra de Deus. Para facilitar a aprendizagem, reproduza no quadro-de-giz a tabela abaixo. De modo resumido, estabeleça as principais diferenças entre o cristianismo e o mundo não-cristão, sem Deus.
Palavra Chave: - Mundo (kosmos) - Sistema constituído de pessoas, idéias, leis, instituições, comportamentos
e atividades conduzidos por Satanás.
1Jo 2:16 Pois tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo .
Definição de concupiscência:
Desejo desenfreado, avidez, ganância, ambição, mau desejo, pecado estimulado através de três áreas do ser humano: Carne (corpo físico), olhos (alma), soberba da vida (espírito). Veja pecado de Eva e de Adão como exemplo.
Mt 5:28 Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já cometeu adultério com ela.
2Sm 11:2-4 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real. Do terraço viu uma mulher que se estava lavando. Era esta mulher mui formosa,...Então Davi enviou mensageiros para trazê-la. Ela veio, e ele se deitou com ela.

Toda forma de enganação começará com uma ou mais dessas rejeições:
a- O mundo odeia a cruz de Jesus Cristo. A cruz é o oposto do viver casual, auto-centrado; a carne está sempre desconfortável diante da cruz.
b- O mundo odeia uma cristandade estreita que afirma exclusividade. Todas as expressões de "fé" devem ser igualmente honradas hoje em dia.
c- O mundo odeia um livro que é perfeito e que não contemporiza. Ele quer uma Bíblia que os eruditos possam dominar ou uma na qual possam "pegar ou largar" as doutrinas que são palatáveis ao indivíduo que se serve do bufê religioso dos nossos dias.
d- O mundo odeia a santidade. Ele quer uma religião que não exija a separação das profanidades e do mundanismo.

Visão.
a) Tipos de olhos. Olhos altivos (Pv 6.17; Is 2.11), olhos malignos (Pv 23.6), o olho mau (Mt 6.23; Pv 28.22), olhos zombeteiros (Pv 30.17), olhos cheios de adultério (2 Pe 2.14). Jesus falou que os “olhos são a candeia do corpo” (Mt 6.22). Portanto, devemos cuidar dos olhos para que sejam luz e não trevas (Mt 6.23).
b)Visão e instintos naturais. visão, explora os instintos da aquisição, da fome, da sede e da reprodução.

SOBERBA DA VIDA
1 Tm 6.7-12 7 Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. 8 Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 11 Mas tu, ó homem de DEUS, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
ESTEJAMOS... CONTENTES. Os crentes devem estar satisfeitos, tendo as coisas essenciais desta vida, como alimento, vestuário e teto. Caso surjam necessidades financeiras específicas, devemos confiar na providência de DEUS (Sl 50.15), enquanto continuamos a trabalhar (2 Ts 3.7,8), a ajudar os necessitados (2 Co 8.2,3), e servir a DEUS com contribuições generosas (2 Co 8.3; 9.6,7). Não devemos querer ficar ricos (vv. 9-11).
OS.. RICOS CAEM EM TENTACÃO.
MILITA A BOA MILÍCIA DA FÉ. Os termos "milita" e "milícia" provém da palavra grega que significa "agonizar". Paulo vê a vida cristã como uma guerra; uma luta intensa que requer permanecer leal a CRISTO e enfrentar os adversários do evangelho. Todos nós somos conclamados a defender o evangelho em qualquer ocupação em que DEUS nos colocou (ver Ef 6.11,12).
Introdução:
Romanos 12.16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.
Não ambicioneis coisas altas: Isso nos leva a pensar na ambição por coisas que não sejam altas, por exemplo: Ter uma casa para morar, um emprego para trabalhar, vestuário digno, estudo, alimentação, veículo ou condição de se locomover para locais necessários.
Então podemos deduzir que existem as ambições normais ao ser humano, o desejo de possuir o necessário para sua subsistência.
Também existe a má ambição, a ambição por possuir muito além do que é necessário para subsistência, uma ambição que chega a ser doentia, que não se importa em ofender e em até, se necessário, prejudicar ou até matar uma outra pessoa para se conseguir seu objetivo ambicioso, essa doença podemos denominar de ganância.
De onde vem essa ganância?
Com certeza essa ganância nasceu no coração de um querubim criado por DEUS, mas que intentou ser igual e até maior que DEUS. Em sua ganância ambiciosa o querubim se rebelou contra DEUS e arrastou após si a terça parte dos anjos. Agora aquele querubim é denominado Diabo ou Satanás e aqueles anjos são denominados demônios.
Os demônios são seres espirituais com personalidade e inteligência. Como súditos de Satanás, inimigos de DEUS e dos seres humanos (Mt 12.43-45), são malignos, destrutivos e estão sob a autoridade de Satanás (ver Mt 4.10).
Satanás procurou roubar a imagem de DEUS que estava no homem e passou aos homens sua ambição gananciosa.
Genesis 3.1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR DEUS tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que DEUS disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse DEUS: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque DEUS sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como DEUS, sabendo o bem e o mal. 6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Destaca-se aqui a frase "no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como DEUS, sabendo o bem e o mal".
Esse era o desejo de Satanás, ser igual a DEUS, e agora passa essa ganância ambiciosa aos homens.
A ganância á diabólica, é uma doença da alma que atinge o espírito humano, causando separação de DEUS, podendo levar até mesmo à inimizade contra DEUS.
3.1 A SERPENTE. Nesse episódio, a serpente levantou-se contra DEUS através da sua criação. Declarou que aquilo que DEUS dissera a Adão não era a verdade (vv.3,4); por fim, ela foi a causa de DEUS amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que Ele fizera à sua imagem (vv. 16-19; 5.29; Is 23.6; Rm 8.22; Gl 3.13a). A serpente é, posteriormente, identificada com Satanás ou o diabo (Ap 12.9; 20.2). Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação (2 Co 11.3,14; Ap 20.2; ver Mt 4.10).
3.4 CERTAMENTE NÃO MORREREIS. A raça humana está ligada a DEUS mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta (ver 2.16).
(1) Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que DEUS dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que DEUS não estava falando sério no que dissera ao casal (2.16,17). Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia.
(2) Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na Palavra de DEUS. É admitir que, de certo modo, DEUS não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra DEUS, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de DEUS e a condenação eterna (ver 1 Co 6.9; Gl 5.21; 1 Jo 2.4).
3.5 SEREIS COMO DEUS. Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a DEUS, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau. (1) Os seres humanos, na sua tentativa de serem como DEUS, abandonam o DEUS onipotente e daí surgem os falsos deuses (ver v. 22; Jo 10.34). O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da Palavra de DEUS. Porém, só DEUS tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau. (2) As Escrituras declaram que todos que procuram ser deuses desaparecerão da terra e de debaixo deste céu (Jr 10.10,11). Este será também o destino do anticristo, do qual está escrito: querendo parecer DEUS (2 Ts 2.4).
O ser humano, através da queda, tornou-se até certo ponto independente de DEUS, e começou a fazer o seu próprio julgamento entre o bem e o mal.
(1) Neste mundo, o julgamento ou discernimento humano, imperfeito e pervertido, constantemente decide sobre o que é bom ou mau. Tal coisa nunca foi da vontade de DEUS, pois Ele pretendia que conhecêssemos somente o bem, e para isso, dependendo dEle e da sua palavra.
(2) Todos quantos confessam CRISTO como Senhor, retornam ao propósito original de DEUS para a humanidade. Passam a depender da palavra de DEUS para determinarem o que é bom.
Satanás foi o primeiro e o maior ambicioso de que se tem notícia: Queria subir mais alto do que o trono de DEUS, queria ser DEUS até sobre o próprio DEUS, ainda durante a grande tribulação vai querer ser adorado como se fosse DEUS.
No capítulo 12 do Apocalipse, é-nos dado um rápido vislumbre dessa guerra no Céu, quando Satanás, como líder da rebelião, arrastou “a terça parte das estrelas do Céu, as quais lançou para terra” (Apocalipse 12:4). No verso 7, as estrelas são identificadas com os anjos, pois lemos: “Houve peleja no Céu. Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos”. Em conexão com o mesmo assunto, o apóstolo Judas fala de “anjos, os quais não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio…” (Judas 6). Por incrível que pareça, houve anjos que, iludidos, escolheram a senda da rebelião e lançaram sua sorte com Satanás. Esses anjos, deformados em seu caráter pelo efeito corruptor do pecado, é que Paulo chama de “espíritos enganadores”, ou “demônios”. (I Timóteo 4:1). Há, conseqüentemente, uma hierarquia do mal a cuja testa está o “príncipe deste mundo”. A esses anjos que seguiram Satanás denominamos demônios.

Ambição (SOBERBA DA VIDA) - Desejo veemente de alcançar os bens materiais, o poder, a glória, a riqueza, a posição social, etc

A DESCOBERTA DA AMBIÇÃO - A NOTÍCIA E O COMENTÁRIO BÍBLICO
A revista VEJA de 1o. de março de 2006 na página 54 traz um artigo A DESCOBERTA DA AMBIÇÃO.” Diz o artigo, “O ambicioso não enxerga o cume nem quando o atinge. O céu para ele não é o limite. Não é por outra razão que os maiores desastres do mundo foram gestados pela ambição sem limites.” ... “Seja por amor, dinheiro, sabedoria, poder, glória ou fama, a ambição move o mundo.” Qual a diferença entre ambição e ganância
Ambição é o desejo veemente (de poder,glória, riqueza, etc); aspiração imoderada; pretensão; cobiça. A ganância é uma ambição desmedida (portanto patológica = doentia); é o desejo de obter riquezas, poder, glória ou honras, sem qualquer atitude ética. O próprio termo em si reforça o conceito acima: gana desejo, impulso ou ímpeto por algo. Ganância é a gana em ação.
2. Esse problema de ambição desmedida só atinge a sociedade secular ou pode também atingir a sociedade religiosa dos nossos dias?
O mundo religioso moderno também não fugiu a esta lógica e, para justificar práticas gananciosas, criou um sustentáculo teológico que ficou conhecido como teologia da prosperidade. Perdemos contato com nossas necessidades e entramos em uma compulsão (entenda-se compulsão, aqui, como uma repetição exagerada de querer sempre e sempre mais não importa o quê, nem como conseguimos).
3. Um cristão que diga a si mesmo tenho ambições pessoas como posso atingir meus ideais sem que se tornem atitudes gananciosas?
Com certeza, ambições, desejos, todos nós temos. Todavia, precisamos estar atentos para que eles não se tornem um comportamento ganancioso. Devemos entender que nossas ambições precisam estar em sincronia com nossas necessidades pessoais. O que vai além de nossas necessidades é ganância.
4. Que exemplo bíblico o irmão poderia citar de pessoas demonstrou ambições pessoais que se transformou em atitudes gananciosas?
O filho de Davi chamado Absalão. A forma como ele demonstrou ambição gananciosa está apontado em (2SM 15:1) "E ACONTECEU depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele."(2SM 15:2) "Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;" (2SM 15:3) "Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei."(2SM 15:4) "Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!"(2SM 15:5) "Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava."(2SM 15:6) "E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel."(2SM 15:7) "Aconteceu, pois, ao cabo de quarenta anos, que Absalão disse ao rei: Deixa-me ir pagar em Hebron o meu voto que fiz ao SENHOR."
5. Interessante a passagem que o irmão leu sobre o filho do rei Davi, Absalão e da expressão onde se diz assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel. Sei que pode alguém roubar dinheiro, jóias, animais, carros, mas nunca li de alguém que furtasse o coração de pessoas. Que estratégia diabólica movida pela ambição gananciosa do filho que queria tomar o trono do pai, sendo o pai ainda vivo. Isso pode repetir-se nas igrejas hoje?
Você usou a palavra certa:a estratégia política de Absalão era conquistar o coração das pessoas com sua boa aparência, uma entrada triunfal, uma aparente preocupação com a justiça e muitos abraços amigos. Muitos se deixaram enganar e mudaram sua submissão. Mais tarde, entretanto, Absalão revelou ser um governante cruel. Precisamos avaliar cuidadosamente os nossos pastores para termos a certeza de que seu carisma não é uma máscara que encobre a desejo de tomar o lugar do pastor dirigente de qualquer igreja, porque isso está na moda. Chegam como cooperadores, trabalham com aparente fidelidade à direção da Igreja onde são recebidos de braços abertos, ganham confiança do pastor dirigente, são indicados para pastores e quando vêem que o coração dos membros está voltado para eles, então, com o engano e ambição pelo poder retiram-se com acusações levianas e levam parte dos membros para os quais se mostraram tão atenciosos. Isso é furto de corações. É ambição gananciosa. Absalão esperou nada menos do que quarenta anos furtando corações com afagos, com beijinhos e depois deu o golpe. Hoje existem aqueles que não esperam tanto: com 5,10,15 anos já dão o golpe. Devemos certificar de que sob seu estilo e carisma está alguém capaz de tomar boas decisões e cuidar sabiamente do povo.
6. Que outros exemplos podem ser colhidas da Bíblia?
Nos seguintes textos podemos perceber que, tanto na espiritualidade judaica como na cristã, a ganância não condiz com os valores do reino.
1.Jeremias 22.1-7 - Aqui o profeta Jeremias condena o rei Jeoaquim por sua ambição desmedida, que gera a morte de inocentes, violência e extorsão.
2. Hebreus 13.5-6 - O autor do livro de Hebreus critica a avareza e realça a total confiança na providência divina, no suprimento de nossas necessidades.
3. Mateus 5.3-10 - O texto das bem-aventuranças nos mostra que os valores do reino têm a ver com o SER e não com o TER. Por exemplo: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça". Eles são perseguidos pelo que são: Justos.
(MT 5:3) "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;"
(MT 5:4) "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;" (MT 5:5) "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" (MT 5:6) "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;" (MT 5:7) "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;" (MT 5:8) "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a DEUS;" (MT 5:9) "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de DEUS;" (MT 5:10) "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;" (Tg 4:1) "DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?"(Tg 4:2) "Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes..


Conclusão:
Assim, concluímos que existe a boa ambição, que estimula o homem ao trabalho e à sua recompensa, mas existe a má ambição que é uma doença; esta, podendo levar o homem a se distanciar de DEUS e escravizá-lo pelo capitalismo selvagem e desumano. Também há, em contrapartida, a religião que sufoca a ambição, seja ela qual for, trazendo ao ser humano a aceitação da pobreza como modo de servir a DEUS, o que é uma escravidão maior e mais penosa, pois nem a riqueza e nem a pobreza são índices de medição da salvação.


Com a contaminação do pecado, "o cosmos" tornou-se um sistema maligno, controlado por Satanás, o príncipe deste mundo. Ele exerce autoridade sobre grande parte das atividades típicas deste mundo, e chefia um sistema invisível de maldade e destruição, no qual anjos malignos e homens ao seu serviço fazem direta oposição a Deus.
REFLEXÃO"Fomos chamados a viver uma vida separada deste mundo, com objetivos infinitamente mais nobres e que honram o nome do Altíssimo, que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9).

APLICAÇÃO PESSOAL
Deus quer usar a sua vida para proclamar sua Palavra ao mundo que jaz no maligno. Mas, para que você seja usado pelo Senhor, precisa manter-se puro. É necessário resistir aos impulsos diabólicos, que chegam a sua mente tentando destruí-lo. "... Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado" (2 Tm 2.19 NTLH). A falta de santidade conduz a inutilidade. Jesus nos advertiu: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para ser lançado fora..." (Mt 5.13). De acordo com Henry Blackaby, na sua obra Santidade, "Deus está chamando seu povo para voltar para Ele e ser um caminho de santidade, por meio do qual Ele possa alcançar o mundo perdido. Devemos construir nosso relacionamento com Deus de tal forma que nossas vidas possam ser uma estrada, por meio da qual, Deus possa alcançar o resto de nossa nação mediante um grande reavivamento entre o povo de Deus e um grande despertamento espiritual nos corações daqueles que não conhecem ao Senhor". O Senhor quer usá-lo neste mundo tenebroso.
TRANSCRITO DO BLOG JoseoneKadoshin.blogspot.com/